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Zôhar (Livro 3)

texto integral
Autor: Shimon Bar Iochai
SKU: 14353
Páginas: 112
Avaliação geral:

Tradução da segunda seção (Noach) do Zôhar, o que corresponde às páginas 59b até 76b.

R$ 40,00 no Cartão
Disponibilidade: Imediata

Descrição

Este volume 3 apresenta a tradução da segunda seção (Noach) do Zôhar, o que corresponde às folhas 59b a 76b da obra.

 

 

Os volumes já disponíveis desta série são:

Zôhar (Livro 1)

Zôhar (Livro 2)

Zôhar (Livro 3)

Zôhar (Livro 4)

Zôhar (Livro 5)

 

 

Da apresentação do tradutor Diego Raigorodsky:

O Zôhar é um trabalho pseudoepigráfico considerado pelos tradicionalistas uma revelação de Deus ao Rabi Shimon bar Iochai e seus discípulos. Escrito parcialmente em aramaico e parcialmente em hebraico como um comentário sobre o Pentateuco, contém um sistema teosófico completo, e aborda assuntos como: a natureza de Deus, cosmogonia, cosmologia, alma, pecado, redenção, bem e mal.

O livro apareceu pela primeira vez no século XIII, na Espanha, e foi difundido pelo cabalista Moisés de Leon. Foi ele quem atribui o livro em sua posse ao sábio do século I, o Rabi Shimon bar Iochai. No entanto, logo de início esta hipótese foi refutada por algumas pessoas.

A difusão do Zôhar entre os judeus se deu de forma rápida e impressionante. Cinquenta anos após o seu surgimento, o texto já era citado por muitos cabalistas, que não podiam crer que um livro desses fosse obra humana, e que certamente se tratava de um livro de inspiração divina e que, portanto, podia ser colocado no mesmo nível da Bíblia.


Até mesmo judeus pouco inclinados ao misticismo, filósofos, autoridades rabínicas e juízes preocupados com a letra da lei chegaram a considerar o livro como fonte sagrada e o utilizaram para definir questões normativas da religião.



Trechos

Folha 59b

 

Estas são as gerações de Noé" (Gênesis 6:9). O Rabi Chia iniciou a discussão e disse: "E os que restarem do teu povo, todos serão justos, eles herdarão a terra para sempre. Sim! É teu povo o ramo de Minha plantação, obra das Minhas mãos, e por ele serei glorificado" (Isaías 60:21). Feliz é Israel, que se ocupa com a Torá e que conhece os caminhos da Torá, e que, por causa dela, merecerá o Mundo Vindouro.

 

Vem e vê. Todo Israel tem uma parte no Mundo Vindouro. Por quê? Porque eles cumprem a aliança sobre a qual o mundo se sustenta. Como foi dito: "Somente se fosse anulada Minha aliança com o dia e a noite, bem como as leis que estabeleci para o céu e a terra" (Jeremias 33:25). E por isso Israel, que cumpre esta aliança, e que a aceita sobre si, tem uma parte no Mundo Vindouro.

 

E não só isso, mas por conta deste fato eles são chamados de justos. Daqui nós aprendemos que todo aquele que cumpre esta aliança sobre a qual o mundo se sustenta é chamado de justo. De onde sabemos disso? De José. Como ele cumpriu a aliança do mundo, recebeu o mérito de ser chamado de justo. E por isso está escrito: "E os que restarem do teu povo, todos serão justos, eles herdarão a terra para sempre".

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