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Tefilin

Editora: Importado
SKU: 10076
Avaliação geral:

Par de Tefilin ("filactérios") de categoria "Peshutim Mehudarim", importados de Israel, com garantia Sêfer de qualidade. Acompanha bolsa de veludo. Foto meramente ilustrativa.

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Disponibilidade: Imediata

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Descrição

Par de Tefilin ("filactérios") de categoria "Peshutim Mehudarim", importados de Israel, com garantia Sêfer de qualidade. 

Acompanha bolsa de veludo.

Foto meramente ilustrativa. 


O Tefilin é o único produto da loja que não possibilita parcelamento. Se deseja comprar este e mais produtos e quer parcelar, faça a compra do Tefilin separadamente para poder parcelar os outros produtos que deseja adquirir.

 

*  *  *

TEFILIN

Seria injusto dizer a alguém para que saia da cama sem algo para encorajar a sua fé. A Torá manda usar o Talit, mas este, sozinho, não é adequado. Os itens principais da oração são os filactérios, denominados Tefilín, que consistem em um par de caixas pretas de couro com tiras de couro amarradas suavemente, uma sobre o braço e a outra sobre a cabeça. Estas caixas contêm pequenos pergaminhos em seu interior, onde está escrito o Shemá ("Escuta, ó Israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é um!") e outros versículos bíblicos. Embora este símbolo não seja conhecido fora do judaísmo, sua origem está bem claramente escrita na Bíblia: "E os atarás como sinal na tua mão, e serão por frontais entre teus olhos" (Deuteronômio 6:8). A Torá Oral completa os detalhes das inscrições, as dimensões e os horários para usar o Tefilín.

 

Aqui, novamente, a Torá usa objetos concretos do dia a dia para nos recordar de nossas obrigações religiosas e morais, e estabelecer uma disposição de evitar que nossos corações se percam, para expressar gratidão e para nos colocar na direção certa. Os Tefilín dão aos judeus uma convenção que dirige o cérebro e as mãos do ser humano para empreendimentos úteis e criativos. Não há símbolo mais definitivo da identidade judaica do que pôr os Tefilín. Frequentemente, os homens começam a pôr os Tefilín no Bar Mitsvá (símbolo da passagem para a idade adulta, por excelência) e usam-nos todos os dias da semana durante anos até que, de repente, um dia eles param - ou porque entraram para o exército, na faculdade, ou não moram mais com os pais. Este dia é explicitamente recordado como uma mudança em sua vida religiosa, o primeiro momento de compromisso com o mundo secular. Frequentemente, anos mais tarde, aos trinta, quarenta ou até mesmo oitenta anos de idade, alguém lhe oferece os Tefilín novamente - talvez após o retorno à sinagoga por causa da morte de um dos pais - e ele retoma este ato piedoso. Todo o complicado raciocínio e teorias bem construídas não poderiam ter mantido a oração ou a Torá tão vivas quanto estes objetos curiosos e de aparência estranha.

 

Extraído do livro BEM-VINDO AO JUDAÍSMO, de Maurice Lamm.

 

*  *  *

 

Por que os judeus adultos do sexo masculino usam tefilin?

 

Tefilin (filactérios) são caixas de couro contendo pedaços de pergaminho nos quais trechos escolhidos da Bíblia estão inscritos. Tiras de couro são presas às caixas.


A exigência do uso de tefilin tem origem na Bíblia, embora a palavra tefilin propriamente não seja usada. Há quatro referências na Bíblia (Êxodo 13:9 e 13:16; Deuteronômio 6:8 e 11:18) que enfatizam que os judeus devem usar um símbolo "sobre tua mão e como memória entre os teus olhos" para servir como lembrete para obedecer aos mandamentos de Deus e, em particular, como um lembrete de que Ele os redimiu da escravidão do Egito e os conduziu até a terra prometida.

 

Os tefilin são um símbolo de fé e devoção. A tefilá (singular de tefilin) da cabeça simboliza a lealdade intelectual; a tefilá da mão recorda àquele que a coloca de que deve servir a Deus com todas as suas forças.

 

Por que os cubos dos tefilin colocados na cabeça e no braço não podem ser trocados?

 

No cubo da mão, ou do braço (shel iad) todas as passagens estão escritas em um só pergaminho. O cubo colocado na cabeça (shel rosh) contém quatro compartimentos, cada um dos quais com um pedaço separado de pergaminho no qual foi escrita uma das quatro passagens. O motivo para a diferença no número de pergaminhos é desconhecido.

 

Ambos os cubos contêm as mesmas passagens da Bíblia:

1. Êxodo 13:1-10

2. Êxodo 13:11-16

3. Deuteronômio 6:4-9

4. Deuteronômio 11:13-21.

 

Extraído do LIVRO JUDAICO DOS PORQUÊS, de Alfred J. Kolatch.

Trechos

TEFILÍN - Capítulo 55 do livro JUDAÍSMO PARA O SÉCULO 21, de Aryeh Carmell

 

(1) Atando a Torá a si

 

"Atar a Torá a si", no idioma hebraico, é uma metáfora para absorvê-la e identificar-se completamente com ela. Esta Mitsvá nos pede para transpormos a metáfora à vida real. Temos que selecionar certas passagens da Torá e escrevê-las cuidadosamente num pergaminho especial, revestido com caixinhas de couro em formato cúbico e atá-las ao nosso braço e cabeça durante o serviço matutino. (Originalmente, deveríamos cumprir esta Mitsvá o dia todo, para que o espírito da Torá pudesse guiar todas as nossas atividades.) Cada uma das caixinhas é chamada de Tefilá (plural: Tefilín), cujo termo deriva do radical hebraico "palal", ou "pensar", pois temos que pensar nelas continuamente enquanto as vestimos. (Tefilá também significa oração - veja capítulo 65.)

 

Cada regulamentação envolvendo os Tefilín tem seu significado simbólico. Tentaremos elucidar alguns deles nesta seção.

     

(2) As quatro Parashiót (porções da Torá)

 

As quatro passagens que inserimos nos Tefilín descrevem esta mitsvá na Torá. São elas:

 

1. Cadêsh ("santificai..." - Êxodo 13:1-10). Os primogênitos são consagrados a Deus. Lembrai do Êxodo!

2. Vehaiá Ki ieviacha ("quando Ele vos trará..." - Êxodo 13:11-16). O faraó usou este poder para o mal. Nós o usaremos para as Mitsvót.

3. Shemá ("Ouve, Israel..." - Deuteronômio 6:4-9). Um Deus único significa total comprometimento. (Veja capítulo 43).

4. Vehaiá Imshamôa ("Se ouvirdes..." - Deuteronômio 11:13-21). Nosso destino nacional depende de como cumprimos nossa missão.

 

Com estas quatro Parashiót, atamos ao nosso corpo uma Torá em miniatura.

 

(3) Cabeça e braço

 

A Lei Oral ensina que a Tefilá que atamos ao braço deve ser colocada no braço esquerdo, sobre o bíceps (músculo que controla a ação), enquanto os Tefilín "entre os olhos" devem ficar um pouco acima da testa (contraposto ao lóbulo frontal do cérebro, que controla a visão e parece estar envolvido com nosso processo de tomada de decisões). Este ponto parece ser claro: a Torá deseja que controlemos nossas decisões (cabeça) e o modo como as colocamos em prática (braço).

 

Se os Tefilín da cabeça (shel Rosh) representam a teoria enquanto os Tefilín do braço (shel Iad) representam a prática, podemos então entender por que colocamos os Tefilín do braço antes dos Tefilín da cabeça. No judaísmo da Torá, a prática precede a teoria. Primeiro fazemos, depois compreendemos. Sabemos de antemão que o caminho da Torá é bom, mesmo que ainda não compreendamos como isto se dá. Os Tefilín da cabeça tem quatro compartimentos (visíveis por fora - veja figura 2). Em cada um deles está inserida uma Parashá. Por sua vez, o Tefilín que colocamos no braço só tem um compartimento, dentro do qual inserimos todas as quatro parashiót, escritas num só pergaminho. Quando pensamos, analisamos; temos portanto que refletir sobre a mensagem de cada uma das parashiót em separado. Mas quando colocamos nossos pensamentos em prática, os unificamos numa só atitude.

 

A Torá escolheu o braço "mais fraco" como veículo de sua lição, para que a ação de atar seja realizada pelo braço mais forte.

 

(4) Os Batím (receptáculos ou "casas" para as Parashiót)

 

(a) O material

Os Batím (singular: Bait) são feitos com o couro de um animal permitido para a alimentação do judeu, tais como o carneiro e o boi. O material com o qual são confeccionados os Tefilín deve ser "comestível" a princípio. Isto indica que devemos "absorver" a mensagem dos Tefilín dentro do nosso sistema; ela deve fazer parte da nossa constituição. O mesmo se aplica às correias, aos pergaminhos onde as Parashiót são escritas e aos tendões usados para costurar os Batím e amarrar as parashiót: todos estes materiais devem provir de animais casher (veja capítulo 25).

A intenção tem um papel preponderante em tudo o que se relaciona aos Tefilín. O próprio couro usado na sua confecção deve ter o propósito de ser usado para esta mitsvá. Símbolos devem ser deliberados e não escolhidos por acaso.

 

(b) A forma

Assim como o Altar no Templo Sagrado, os Tefilín são precisamente quadrados. A forma retangular representa a habilidade humana para criar. (Raramente ou quase não se encontram formas retangulares no mundo orgânico não humano, onde a forma circular é a norma.)

Uma vez mais, assim como no Altar, os Tefilín possuem uma base. Isto significa que nosso compromisso com Deus deve ser firmemente baseado numa apreciação racional com os objetivos da Torá.

 

Uma letra hebraica Shin é moldada em cada um dos lados do Bait do Tefilín shel Rosh (cabeça), por ser a inicial do Nome Divino Shadái - o Todo-Poderoso. A letra Shin do lado esquerdo possui quatro braços. Os três braços originais aludem aos patriarcas Abrahão, Isaac e Jacob, que nos iniciaram na nossa jornada histórica. Já o braço adicional alude ao rei David, cujo descendente, Mashiach (o Messias), completará o processo. Os Tefilín, como tais, mediam entre a promessa e o cumprimento do nosso destino.


(c) As correias

Atar os Tefilín ao nosso corpo simboliza atar-nos a Deus. Significa que o único modo de nos atar ao Todo-Poderoso é atar-nos às mitsvót da Torá.

 

(d) A negrura

As correias do Tefilín devem ser negras do lado externo, assim como os Batím. Isto talvez se explique pelo fato de a cor negra absorver toda a luz nela refletida. Os Tefilín devem absorver toda a luz deste mundo, convertê-la em Torá e conduzi-la à mente e ao corpo de quem os coloca. Mas esta absorção não precisa necessariamente ser um processo passivo.

Modo de Usar

Extraído do SIDUR COMPLETO e do SIDUR COMPLETO SEFARADI

COLOCAÇÃO DOS TEFILIN - RITO ASHKENAZITA
Alguns costumam dizer antes:

Leshem yichud cudsha berich hu ush'chintê, bidchílu urchímu, leiached shém iod-hê bevav-hê beyichuda shelim beshém col Yisrael. Hineni mechaven bahanachat tefilin lecaiem mitsvat bor'i, shetsivánu lehaníach tefilin, cacatuv betorató: uc'shartam leót al iadêcha, vehaiu letotafót bên enêcha, vehem arbá parashiyót êlu: shemá, vehaiá im shamôa, cadesh li, vehaiá ki ieviachá, sheiesh bahém yichudó veachdutó yitbarach shemó baolam, veshenizcor nissím veniflaót, sheassá imánu behotsió otánu mimitsráyim, vaasher lo hacôach vehamemshalá baelionim uvatachtonim laassót bahém kirtsonó. Vetsivánu lehaníach al haiad lezichron zerôa hanetuiá, veshehi négued halev leshabed bazé taavót umach'shevot libênu laavodató yitbarach shemó, veal harosh négued hamôach, shehaneshama shebemochí im shear chushai vechochotai culám yih'iú meshubadim laavodató yitbarach shemó. Umishéfa mitsvat tefilin yitmashech alai lihiot li chayim arukim veshéfa códesh umachashavot kedoshót, beli hirhur chet veavón kelal, vesheló iefatênu veló yitgarê bánu ietser hará, vinichênu laavod et Adonai caasher im levavênu. Vihi ratsón milefanêcha, Adonai Elohênu velohê avotênu, shetehê chashuvá mitsvat hanachat tefilin lifnê hacadosh baruch hu keilú kiyamtíha bechol peratêha vedicdukêha vechavanotêha, vetar'iag mitsvót hateluiót ba, amen sêla.
Pela unificação do nome do Santíssimo - bendito seja Ele e Sua Presença! -, com temor amoroso, para unificar o nome "iod-hê" com "vav-hê" em unidade perfeita em nome de todo o povo de Israel.  Intenciono-me, com a colocação dos Tefilin, cumprir o mandamento do meu Criador, que nos ordenou colocar os Tefilin, como está escrito em Sua Torá: "e os atarás na tua mão e serão por frontais entre os teus olhos", contendo as seguintes quatro passagens: "Ouve Israel!", "E acontecerá se diligentemente ouvirdes", "Consagra para mim" e "E quando te levar", que expressam Sua unicidade - bendito seja o Seu nome no universo -, e para recordar-nos os milagres e maravilhas que fez a nós, quando nos retirou do Egito, pois Ele é o Detentor da força e do domínio, nos céus e na terra, para fazer deles conforme Sua vontade. Ele nos ordenou colocar o da mão em recordação à Sua "mão estendida"; ele está frente ao coração a fim de subjugar os desejos e inclinações dos nossos corações para servi-Lo - bendito seja Seu nome -, e o da cabeça está frente ao cérebro a fim de que a minha alma, que lá reside, em conjunto com meus sentidos e forças, todos estejam subjugados para servi-Lo - bendito seja Seu nome. Que da inspiração do mandamento dos Tefilin estenda-se a mim uma vida longa, inspiração sagrada e pensamentos santos, sem nenhuma inclinação de pecado e transgressão, e que não nos seduza nem nos tente o mau impulso, para que possamos servir ao Eterno de acordo com nossos corações. Que seja da Tua vontade, Eterno, nosso Deus e Deus de nossos pais, que consideres importante o mandamento de colocar os Tefilin perante o Santíssimo - bendito seja! - como se tivesse-o cumprido em todos os seus detalhes, particularidades e intenções e, assim, todos os 613 mandamentos vinculados a ele, Amen Sêla.

De pé, coloca-se a Tefilá (singular de Tefilin) da mão sobre o músculo do braço esquerdo - os canhotos põem no direito - direcionado ao coração e, antes de apertar o nó, recita-se:
Baruch atá Adonai, Elohênu mélech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu lehaníach tefilin.
Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenaste colocar os Tefilin.

Em seguida, aperta-se o nó e enrola-se a fita de couro sete vezes em torno do braço. Imediatamente após, também de pé, coloca-se a tefilá da cabeça no seu devido lugar, que é do lugar da fronte onde começam a crescer os cabelos, para cima, na direção meridional entre os olhos. Antes de fixá-lo bem, recita-se a segunda bênção: (Alguns costumam não recitar a segunda bênção, exceto se houve alguma interrupção através da fala entre a tefilá da mão e a da cabeça).
Baruch atá Adonai, Elohênu mélech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu al mitsvat tefilin.
Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenaste o preceito dos Tefilin.

Após fixá-lo bem, recita-se:
Baruch shém kevód malchutó leolam vaed.
Bendito seja o nome Daquele cujo glorioso reino é eterno.

O posicionamento correto do nó da Tefilá da cabeça é a nuca. 

Alguns costumam dizer:
Umechochmatechá El elión taatsil alai, umibinatechá tevinêni, uvechasdechá tagdil alai, uvigvuratechá tatsmit oievai vecamai. Veshemen hatov taric al shiv'á kenê hamenorá, lehashpía tuvechá livriyotêcha. Potêach et iadêcha umasbía lechol chái ratsón.
E da Tua sabedoria, ó Deus Altíssimo, dá para mim; da Tua inteligência, concede-me a compreensão; com a Tua bondade, engrandece-me; e com Teu poder, destrói meus inimigos e meus adversários. Teu bom óleo, entorna nos sete braços do candelabro, a fim de que a Tua bondade se espalhe sobre as Tuas criaturas. Abre Tuas mãos e satisfaz os anseios de todos os seres.

Enrola-se a fita de couro da tefilá da mão 3 vezes em torno dos dedos e recita-se:
Veerastich li leolam. 
Veerastich li betsédec uvmishpat uv'chéssed uv'rachamim. 
Veerastich li beemuná, veiadáat et Adonai.
E (Eu) contratarei contigo uma aliança eterna; 
e contratarei contigo uma aliança baseada em virtude, justiça, benevolência e misericórdia; 
e contratarei contigo uma aliança baseada em fé, e conhecerás assim o Eterno.


COLOCAÇÃO DOS TEFILIN - RITO SEFARADITA
Sentado, coloca-se a Tefilá (singular de Tefilin) da mão sobre o músculo do braço esquerdo - os canhotos põem no direito direcionado ao coração - e, antes de apertar o nó, recita-se:

Baruch ata Adonai, Elohênu mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu lehaníach tefilin.
Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenaste colocar os Tefilin.

Em seguida, aperta-se o nó e enrola-se a fita de couro sete vezes em torno do braço. Imediatamente depois, coloca-se a Tefilá da cabeça no seu devido lugar, que é do lugar da fronte onde começam a crescer os cabelos, para cima, na direção meridional entre os olhos; atrás, o posicionamento correto é na nuca. 

Se houve alguma interrupção por meio de fala entre a Tefilá da mão e a da cabeça, deve recitar a seguinte bênção:
Baruch ata Adonai, Elohênu mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu al mitsvat tefilin.
Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenaste o preceito dos Tefilin.

Enrola-se a fita de couro da Tefilá da mão em torno dos dedos e da mão e recita-se:
Veerastich li leolam. 
Veerastich li betsêdec uvmishpat uv'chêssed uv'rachamim. 
Veerastich li beemuna, veiadáat et Adonai.
E (Eu) contratarei contigo uma aliança eterna; 
e contratarei contigo uma aliança baseada em virtude, justiça, benevolência e misericórdia; 
e contratarei contigo uma aliança baseada em fé, e conhecerás assim o Eterno.

Avaliação dos Clientes

    • recomendo este produto
    • 06 de agosto de 2020
  • Luis Geniole
  • recomendo este produto
  • Os meus vieram com os "holders" de plastico.

    • gostei muito
    • 06 de novembro de 2012
  • anônimo
  • recomendo este produto
  • Perfeito. Os 2 tefilin vieram com lacre e um papel com sua origem, além de ter recebido com uma bolsa bem bonita de tecido aveludado. 
    Essa compra eu fiz diretamente na loja, mas compro muitas copisas pelo site sempre com pontualidade na entrega. 
    Recomendo