É necessário que o seu navegador tenha o suporte a javascript habilitado para navegar neste site. Talmud Essencial
  • 00 item(s) - R$ 0,00
Seu carrinho de compras está vazio.
  • Talmud Essencial

Talmud Essencial

Autor: Adin Steinsaltz
SKU: 146798
Páginas: 320
Avaliação geral:

Este livro singelo não é tanto um prefácio ao Talmud quanto uma visão geral dele. Durante muitos anos, o Talmud tem sido terrivelmente denegrido por gente que não o conhece. Era necessário haver algum tipo de explicação, uma introdução - a partir de diversas perspectivas - a seus parâmetros básicos. Este livro tenta, assim, prover uma visão abrangente do Talmud em seus muitos aspectos, o máximo possível examinando-o de fora.

Quer conhecer antes de comprar? Baixe aqui um trecho desta obra gratuitamente!
R$ 70,00 no Cartão
Disponibilidade: Imediata

Descrição

Este livro singelo não é tanto um prefácio ao Talmud quanto uma visão geral dele. Durante muitos anos, o Talmud tem sido terrivelmente denegrido por gente que não o conhece. Era necessário haver algum tipo de explicação, uma introdução - a partir de diversas perspectivas - a seus parâmetros básicos. Este livro tenta, assim, prover uma visão abrangente do Talmud em seus muitos aspectos, o máximo possível examinando-o de fora. 

Esta edição ampliada do Talmud Essencial, lançada em 2016, celebrou os 40 anos do lançamento da primeira edição desta obra, considerada um "clássico" do judaísmo contemporâneo.

"Se a Bíblia é a pedra angular do judaísmo, o Talmud é o pilar central que se alça dos alicerces e sustenta todo o edifício espiritual e intelectual. Sob muitos aspectos, o Talmud é o mais importante livro da cultura judaica, o principal suporte de criatividade e vida nacional. Nenhuma outra obra expressa os vários e diferentes aspectos da essência do povo judeu e de seu caminho espiritual, e nenhuma outra obra teve influência comparável sobre a teoria e prática da vida judaica, dando forma a seu conteúdo espiritual e servindo de guia de conduta."

 

 *   *   *

 

"Vocês têm o Talmud?"

 

Há anos, talvez desde que fundamos a Editora Sêfer, muitas pessoas nos procuram atrás do "Talmud", e via de regra costumamos explicar que se trata de uma gigantesca coleção de 64 tratados e indicamos a elas os poucos já publicados e disponíveis em português.

 

 Hoje, tenho mais do que certeza de que as pessoas que buscam o "Talmud" não estão assim tão interessadas em ler uma apresentação longa e exaustiva de detalhes específicos da Lei Oral judaica, mas sim, em conhecer as convicções e crenças dos homens sábios que viveram nos séculos iniciais dessa tumultuada era em que vivemos, quando uma nova seita - depois religião -  brotou e se afastou do judaísmo, e isso na ânsia de entender por que eles não a aceitaram e adotaram - o que vem ocorrendo até os dias de hoje.

 

Nesse sentido, acredito que o que elas gostariam de saber seria o que é esse enigma chamado "Talmud", quem eram os homens sábios e mestres de alguns personagens dos seus livros com os quais elas até têm certa familiaridade, como eles encaravam o mundo e os dilemas da vida que se apresentam a nós a cada instante e por que recusaram as "boas novas" surgidas naquela época.

 

Para esse fim, recomendo a leitura de duas obras fundamentais que a Editora Sêfer acaba de relançar:

 

O TALMUD ESSENCIAL, de Adin Steinsaltz - um clássico da literatura judaica contemporânea, com 320 páginas de puro conhecimento, escrito pelo "gênio" que traduziu todo o Talmud para o hebraico e revolucionou o seu estudo no século XX, que propiciará aos leitores uma ampla e profunda macrovisão do Talmud pelas perspectivas histórica, estrutural, legal, metodológica e de conteúdo.

 

A ÉTICA DO SINAI, de Irving M. Bunim - uma minienciclopédia de conhecimento ético-talmúdico-universal que, além de ser um tratado por si só, é uma esplêndida coletânea de máximas, aforismos e "causos" dos homens sábios que lutaram e até sacrificaram as suas vidas para que o saber milenar do judaísmo fluísse e chegasse às futuras gerações da humanidade. O texto adicional dessa obra de mais de 700 páginas analisa e ilustra cada ideia, ensinamento e reflexão do diminuto Tratado de (Pirkê) Avót com dezenas - talvez centenas! - de outras interessantes e relevantes passagens misteriosas do Talmud - acho que exatamente aquilo que "há anos, talvez desde que fundamos a Editora Sêfer, muitas pessoas nos procuram atrás do Talmud..."

 

Jairo Fridlin

Índice e trechos

 Prefácio

Apresentação - Prof. CELSO LAFER

 

PRIMEIRA PARTE: HISTÓRIA

1. O que é o Talmud?

Questionar e reexaminar

Controvérsias

Processo de renovação

 

2. A vida no período talmúdico

O contexto político

Administração interna

Cultura e língua

A economia

Educação e estudo

A sinagoga

Academia da Torá

Os tribunais rabínicos

Os sábios e seus discípulos

 

3. A Lei Oral ? As Primeiras Gerações

A Grande Assembleia

 

4. A Lei Oral ? A Era dos Zugót (Pares)

Saduceus e fariseus

 

5. Os Tanaím

Iochanan ben Zacai

Rabi Akiva

Judá Hanassí

 

6. A Compilação da Mishná

Classificação

Gerações dos Zugot, Tanaím e Amoraím

 

7. Os Amoraím na Babilônia

Rav e Samuel

Abaiê e Rava

Rav Ashi e Ravina

 

8. Os Amoraím na Terra de Israel

Rabi Iochanan

Resh Lakish

Perseguição

 

9. A Redação do Talmud Babilônio

Formato básico

Descrição de uma sessão

Registro de discussões

 

10. Exegese do Talmud

Interpretação

Rashi

As tossafot

Rabênu Tam

Maharshal e Maharshá

 

11. A Impressão do Talmud

Daniel Bomberg

Slavuta e Vilna

 

12. A Perseguição e a Censura do Talmud

Censura

 

SEGUNDA PARTE: ESTRUTURA E CONTEÚDO

13. A Estrutura do Talmud

 

14. O Visual de uma Página do Talmud

 

15. Os Temas do Talmud

Restrições e limitações

 

16. Preces e Bênçãos

Shemá Israel

Emissário público

 

17. O Shabat

Intenção

Deleite

 

18. Festas e Dias Santificados

Segundo dia de festa na Diáspora

Rosh Hashaná

Sucót

Pêssach

Iom Kipúr

Purim e Chanucá

 

19. Casamento e Divórcio

Contrato matrimonial

Divórcio

 

20. O Status das Mulheres

Isenção e não proibição

Família

 

21. Lei Civil

Categorias de danos

Responsabilidade

Chazacá

Falta de intenção não é defesa

Fiéis depositários

Furto e roubo

Propriedade

Legislação trabalhista

Contratos

Leis de herança

 

22. Lei Criminal

Categorias judiciais

Pequeno Sinédrio

Leis de evidência

Dolo premeditado

Procedimentos de julgamento

Penalidades

Pena capital

 

23. Sacrifícios

Ato de dar

Substituição

Aproximação

Critérios

Representação

Arquitetura

Sumo sacerdote

 

24. Leis Dietéticas

Alimentos animais

Carne e leite

Teoria da probabilidade

 

25. Pureza e Impureza Rituais

Princípios básicos

Cinzas da novilha vermelha

Estado perfeito

 

26. Ética e Halachá

O âmago da lei

Responsabilidade moral

Verdade e paz

 

27. Dérech Érets (Conduta)

Agir com sabedoria

Respeito

 

28. O Mundo do Misticismo

Na Antiguidade

O Nome de Deus

Entrada no pomar

Parte de um todo

 

TERCEIRA PARTE: MÉTODO

29. Midrash Halachá (Exegese Haláchica)

As regras do rabi Ismael

 

30. O Modo Talmúdico de Pensar

Modelos em vez de conceitos abstratos

Busca da verdade

Raciocínio dialético

 

31. Problemas Estranhos e Bizarros

Relevância

Estudo em si

 

32. Métodos de Estudo

Casuística dialética

Método crítico

Maimônides

 

33. O Talmud e a Halachá

Regras fixas

 

34. A Agadá no Talmud

Seriedade

Anacronismo

 

35. O que é um Erudito?

Definição de erudito

Categorias

Capacidade de criação

 

36. A Importância do Talmud para o Povo

Implicações sócio-históricas

Coluna dorsal

Dimensões alternativas

 

37. O Talmud Nunca Foi Completado

Erudição quantitativa

 

APÊNDICE

Ordens e tratados da Mishná e do Talmud

Prefácio

Prefácio

Este livro singelo não é tanto um prefácio ao Talmud quanto uma visão geral dele. Durante muitos, muito anos, o Talmud tem sido terrivelmente denegrido por gente que não o conhece. Era necessário haver algum tipo de explicação, uma introdução - a partir de diversas perspectivas - a seus parâmetros básicos.

O Talmud é um livro muito difícil de se definir. Do conteúdo ao estilo, toda definição será incompleta ou contraditória. O Talmud é, em tudo, absolutamente único - um livro que não tem paralelo em lugar algum. Usando um oxímoro e um paradoxo, pode-se dizer que o Talmud é um livro de sagrado intelectualismo.

Como não existe nada como o Talmud, será útil não o contemplar a partir de uma só perspectiva, e sim de duas ou três, de modo a se ter uma percepção dos multifacetados e frequentemente contraditórios aspectos desse livro tão complexo. Este livro tenta, assim, prover uma visão abrangente do Talmud em seus muitos aspectos, o máximo possível examinando-o de fora.

A primeira visão é mais ou menos a de um contexto histórico completo do Talmud, desde seu início até os tempos modernos, porque - como mencionado no próprio livro - a criação do Talmud começou no mesmo momento do surgimento da Lei Escrita e, na verdade, ele nunca estará terminado. Uma segunda maneira de se olhar para o Talmud é descrever o modo como é estruturado e os assuntos dos quais ele trata; isso inclui as muitas e diferentes áreas da lei judaica, assim como filosofia, biologia, psicologia, lendas, provérbios e sabedoria. A terceira é discutir a metodologia do Talmud, para descobrir qual é sua maneira de pensar.

Esta edição contém algum material novo não existente na primeira edição, que lança uma luz sobre como era a vida durante o período talmúdico e descreve o leiaute de uma página do Talmud.

Minha esperança é que este livro continue a ser usado, a fim de se compreender a significância do Talmud e como um guia para se entrar no mundo do próprio Talmud, por todo aquele que esteja interessado na busca de seu conhecimento.

Adin Even-Israel Steinsaltz

Jerusalém

Março de 2006

Sobre o autor

Adin Steinsaltz (Even-Israel) é professor, filósofo, crítico social e autor prolífico, considerado pela revista Time como "o erudito do milênio". Seu trabalho de uma vida inteira dedicado à educação judaica valeu-lhe o Prêmio Israel, a mais elevada e prestigiosa honraria do Estado de Israel, em 1988. Nascido em Jerusalém em 1937 de pais seculares, o rabino Steinsaltz estudou matemática, física e química na Universidade Hebraica de Jerusalém - simultaneamente aos estudos judaicos dirigidos ao rabinato. Após se formar, estabeleceu várias escolas experimentais, e aos 24 anos de idade tornou-se o mais jovem diretor de escola em Israel. Em 1965, começou a fazer a monumental tradução do Talmud para o inglês cuja complementação foi comemorada em 2010 com a inauguração do Dia Global de Estudo Judaico, que se tornou um evento internacional anual em mais de 40 países. Ao todo, o rabino Steinsaltz é autor de mais de 60 livros e de centenas de artigos sobre temas que vão de zoologia e teologia até comentário social. Sua obra clássica sobre a Cabala - A rosa de treze pétalas - foi publicada pela primeira vez em 1980, e até agora foi publicada em oito idiomas. Suas graduações honorárias incluem doutorados pela Yeshiva University (NY), Universidade Ben Gurion do Neguev, Universidade Bar Ilan, Universidade Brandeis e Universidade Internacional da Flórida. Ele vive em Jerusalém com sua família.

Newsletter