É necessário que o seu navegador tenha o suporte a javascript habilitado para navegar neste site. Sabedoria Judaica de A a Z - Livraria Sêfer
  • 00 item(s) - R$ 0,00
Seu carrinho de compras está vazio.
  • Sabedoria Judaica de A a Z

Sabedoria Judaica de A a Z

Autor: Arnaldo Niskier
Editora: Sêfer
SKU: 10471
Páginas: 210
Avaliação geral:

PRODUTO ESGOTADO
  • Este produto encontra-se esgotado no momento. Caso queira ser avisado quando este produto estiver novamente disponível para venda, preencha os campos abaixo.
  •  
  •  
  •  

Quem comprou esse produto também comprou:

Descrição

Sabedoria Judaica de A a Z na TV Globo!

No capítulo que passou no dia 21/10/13 da novela Amor à Vida, o personagem Félix presenteia o personagem Pérsio com um livro da Editora Sêfer!

 Apresentação da obra

Durante sua existência milenar, os judeus ("o povo do livro") fizeram da Bíblia o seu guia de orientação. A palavra hebraica Torá, onde se encontra a doutrina judaica, significa "orientação". Essa orientação emana dos livros da Bíblia, desde o Pentateuco de Moisés até os dos profetas, historiadores,salmistas e mestres da sabedoria. Os próprios rabinos,guias e conselheiros, têm na etimologia da palavra o seu significado vital: são os mestres.

O Talmud, livro mais citado do que realmente conhecido, é uma coleção de 64 tratados em 20 tomos volumosos, onde estão as atas de um debate travado durante mais mil anos, com a participação de rabinos e seus discípulos. Por isso, literalmente, pode-se afirmar que o Talmud é "aquilo que se estuda" ou "aquilo que se ensina". Aqui estão os registros de lendas do Talmud e do Midrash, este representando um novo significado, além do literal, nas Escrituras, com ênfase nos aspectos essenciais da tradição e da ética.

Mas a riqueza da sabedoria dos nossos pais não se concentra nesses instrumentos culturais, embora sejam eles essenciais. Percorre uma gama extraordinária de vivências. Na verdade, é um mosaico multicolorido, em que se encontram pérolas do pensamento da nossa civilização judaico-cristã, que compõe um "continuum" indissociável.

Nesta obra encontram-se pensamentos registrados em obras, entre outras, como O Livro da Sabedoria, de Salomão; Os 613 Mandamentos, de Maiomônides; e A Essência do Talmud, de Theodore Keler, passando pelos registros do admirável trabalho de Moacyr Scliar em O Humor Judaico.Assim, é possível encontrar a presença de sábios e pensadores de todos os tempos, como Sholem Aleichem, Groucho Marx, Woody Allen e Mel Brooks, aos quais devemos creditar a graça e a fina ironia de alguns conceitos aqui selecionados, sem a pretensão óbvia de esgotar esse filão de infinitas virtualidades.

Nosso objetivo é proporcionar ao leitor instantes de gostosa reflexão sobre as questões do cotidiano, recordando pensamentos que, em algum momento, refletiram a preocupação do nosso povo, expressando a sabedoria de nossos pais.

Arnaldo Niskier
da Academia Brasileira de Letras

* * *

ARNALDO NISKIER, POR MOACYR SCLIAR

Arnaldo Niskier (Rio de Janeiro, 1935) é uma das personalidades mais notáveis no contexto educacional e cultural de nosso país. Jornalista, professor, educador, administrador, ensaísta e orador, é titular da Cadeira nº 18da Academia Brasileira de Letras, instituição que presidiu com brilho. Fez uma brilhante carreira universitária, sobretudo na área de educação, galgando altos postos na UERJ, e ocupou numerosos e relevantes cargos na administração pública. É autor de uma vastíssima e qualificada obra que abrange desde os temas relacionados à educação (mais de meia centena de títulos) até os ensaios históricos, a literatura infanto-juvenil e obras didáticas. A tudo isto deve se acrescentar a sua admirável ligação com o judaísmo.

Filho de Mordko Majer Niskier e Fany Niskier, imigrantes judeus-poloneses que lutaram com grandes dificuldades em sua chegada ao Brasil, Arnaldo viu no judaísmo uma fonte de inspiração. Disso dão testemunho obras como "Sabedoria judaica", "Shach, as lições de um sábio" e "Padre Vieira e os judeus". Em todas elas revela-se um admirável e emocionado intérprete da história, da tradição e da ética do judaísmo. Num ensaio intitulado "Machado de Assis e os judeus", afirma, com orgulho: "Quem se debruça sobre a Torá, onde se concentra a doutrina judaica, adquire conhecimentos que representam verdadeiras pérolas de sabedoria." Esta sabedoria tem em Arnaldo Niskier um digno representante.

Avaliação dos Clientes

Seja o primeiro a avaliar este produto.
Newsletter