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O Bahir

O Livro da Iluminação
Autor: Aryeh Kaplan
SKU: 146675
Avaliação geral:

Bahir é um dos mais antigos e importantes textos clássicos da Cabala. Até a publicação do Zohar, o Bahir era a principal fonte de informação sobre os ensinamentos cabalísticos, era a obra mais influente e largamente citada. É mencionado em quase todos os trabalhos relevantes que tratam da Cabala, o mais antigo deles sendo o comentário do Raavad a respeito do Sêfer Ietsirá.

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Descrição

O Bahir é um dos mais antigos e importantes textos clássicos da Cabala. Até a publicação do Zohar, o Bahir era a principal fonte de informação sobre os ensinamentos cabalísticos e a obra mais influente e largamente citada. É mencionado em quase todos os trabalhos relevantes que tratam da Cabala, o mais antigo deles sendo o comentário do Raavad a respeito do Sêfer Ietsirá, e o Rabino Moisés Nachman (Ramban), em seu comentário sobre a Torá, a ele se refere várias vezes. É, além disso, com frequência parafraseado e transcrito no Zohar.

O nome Bahir deriva do primeiro versículo citado no texto (Jó 37:21): "E já não se pode olhar para a luz resplandecente (Bahir) dos céus." É também chamado de "Midrash do Rabino Nehuniá ben HaKana", particularmente pelo Ramban, talvez porque o nome do Rabino Nehuniá esteja no início no livro, mas, realmente, a maioria dos cabalistas atribui o Bahir a ele e à sua escola. Alguns o consideram o mais antigo texto cabalístico escrito.

Embora o Bahir seja um livro bastante pequeno, contendo ao todo cerca de 12.000 palavras, era altamente conceituado entre aqueles que indagavam seus mistérios. Escreve o Rabino Judá Chayit, emérito cabalista do século XV: "Torna este livro uma coroa para a tua cabeça." Grande parte do texto é de difícil compreensão, e diz o Rabino Moisés Cordovero (1522-1570), diretor da escola de Cabala da cidade de Safed: "As palavras desse texto são luminosas (Bahir) e cintilantes, mas o seu brilho pode cegar."

A primeira publicação do Bahir deu-se por volta de 1176, por iniciativa da escola cabalística de Provença, e circulou  sob a forma de manuscrito entre limitado número de leitores.

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