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Na senda da razão

Filosofia e Ciência no Medievo Judaico
SKU: 14156
Páginas: 848
Avaliação geral:

Reúne trabalhos voltados ao pensamento filosófico e científico originários das comunidades judaicas medievais. O livro lança luz sobre o a ciência e a filosofia judaica entre os séculos IX e XV, compendiando ensaios de notáveis acadêmicos, nacionais e estrangeiros, trazendo estudos densos e inéditos em português que expõem as últimas pesquisas na área sobre os principais autores, obras e tópicos do período.

R$ 98,00 no Cartão
Disponibilidade: Imediata

Descrição

Proveniente de regiões predominantemente islâmicas, a filosofia judaica medieval foi, até certo ponto, negligenciada e pouco explorada, considerada mero subproduto da filosofia árabe, que por sua vez, era entendida como mera releitura dos tratados greco-romanos. Se coincidem geograficamente e pelo entrelaçamento de temas, sempre voltados a necessidade de defender e fundamentar crença e fé, ambas diferem na forma pela qual anseiam responder as principais questões que se colocavam então ao pensamento ocidental.

A filosofia judaica medieval transcende o duo ciência/religião alcançando ainda os tópicos mais variados, de poética, politica e legislação, ate química, astronomia e alquimia, além de, como a sua congênere árabe, comentar, ajudando assim a preservar e restaurar, toda a produção greco-romana através de olhos inauditos.


Ver SUMÁRIO logo abaixo.

*   *   *

Na Senda da Razão: A Filosofia Judaica no Medievo constitui-se na maior súmula dos trabalhos sobre filosofia judaica medieval já publicada em português. Além de obras como Do Estudo e da Oração, de J. Guinsburg, e da tradução do clássico A Filosofia do Judaísmo, de Julius Guttmann, ambos pela Perspectiva, pouca coisa mais editou-se em vernáculo sobre o assunto fora do restrito círculo das publicações especializadas.

Fruto das mais recentes pesquisas na área acadêmica, nos ensaios ora apresentados ao público brasileiro se verifica não só o quanto a ideia corrente de que a filosofia judaica seria apenas uma extensão da teologia não é válida - sendo o dado teológico subordinado e não subordinante - como se evidencia o amplo escopo especulativo desses pensadores para além do binômio ciência/religião: astronomia, política, alquimia, legislação, poética, política, psicologia. Ademais, resgatou-se, trazendo à luz sob nova óptica crítica pela primeira vez desde o fim do helenismo clássico, mil anos antes, o melhor da produção greco-latina de filosofia, ao mesmo tempo que lançou-se as fundações sobre as quais se assentaria o vistoso edifício do Iluminismo europeu.

Considerando a estreita relação da filosofia judaica com a filosofia árabe do mesmo período, nada melhor do que uma especialista nesta última, como Rosalie Helena de Souza Pereira, para selecionar e coordenar esta edição com a mesma competência e o mesmo afinco que levaram a bom termo O Islã Clássico, título que se tornou referência na área. Conformam ambas as obras um amplo panorama do pensamento judeu-árabe que teria papel decisivo nos séculos seguintes no pensamento ocidental, na filosofia e na ciência modernas.

Eis, portanto, uma obra que, embora de grande valia para os estudos filosóficos focados na Idade Média, não restringe seu foco a tal público, mas é também sob medida àqueles entre nós para quem, como os pensadores analisados, ainda vale a máxima de Terêncio, "sou humano, nada do que é humano me é alheio".

Índice e trechos

Sumário 


Tabelas de Transliteração  11
Apresentação  15

Haggai Ben-Shammai
A Obra Exegética e Filosófica de SaʻadiaGaon: A Realização de um Líder  19

Alexander Altmann
Criação e Emanação em Isaac Israeli: Uma Reconsideração  43

Nachman Falbel
Filosofia e Poética no Pensamento de Salomão Ibn Gabirol  63

Sarah Pessin
A Matéria Última Como Manifestação Oculta de Deus: Ibn Gabirol e a Expressão Pseudoempedocleana al-‘unsur al-awwal
(O Elemento Fundamental
)  107

Joaquín Lomba
Ibn Paquda, Figura-Chave do Pensamento Judaico e Universal  135

Sara Klein-Braslavy
A Interpretação de Abraão Bar Hiyya do Relato da Criação do Homem e do Relato do Jardim do Éden  167

Shlomo Sela
O Corpus Científico de Abraão Ibn Ezra  219

Rafael Ramón Guerrero
Yehudá Halevi e a Filosofia  279

Amira Eran
Abraão Ibn Daud e Sua Obra A Fé Sublime  295

Samuel Scolnicov
Maimônides e o Deus dos Filósofos  333

Alexandre Leone
Tensões e Encontros no Pensamento de Maimônides Entre o Aristotelismo Medieval e a Tradição Rabínica  353

Nachman Falbel
A Ética na Obra de Maimônides  385

Leo Strauss
A Declaração de Maimônides Sobre a Ciência Política  409

Sara Klein-Braslavy
Comentário de Maimônides à Bíblia  425

Lenn E. Goodman
A Psicologia de Maimônides e de Yehudá Halevi  453

Carlos Fraenkel
A Legislação da Verdade: Maimônides, os Almôadas e o Iluminismo Judaico do Século XIII  491

Gad Freudenthal
A Alquimia na Cultura Judaica Medieval: Uma Ausência Notada  517

Gad Freudenthal
A Ciência na Cultura Medieval Judaica do Sul da França  543

Carlos Fraenkel
De Maimônides a Samuel Ibn Tibbon: Interpretando o Judaísmo Como Religião Filosófica  589

Steven Harvey
O Al-Farabi de Falaqera: Um Exemplo da Judaização dos Falasifa Muçulmanos  623

Mauro Zonta
A Transmissão da Filosofia e da Ciência Árabe: Reconstrução da “Biblioteca Árabe” de Shem Tov Ibn Falaqera  643

Seymour Feldman
Uma Solução Averroísta Para uma Perplexidade Maimonídea 663

Harvey J. Hames
Um Selo Dentro de um Selo: A Marca do Sufismo nos Ensinamentos de Abraão Abuláfia  679

Maurice-Ruben Hayoun
Narboni (1300-1362) e a Simbiose Filosófica Judeo-Árabe  701

Gad Freudenthal
Salvar Sua Alma ou Salvar os Fenômenos: Soteriologia, Epistemologia e Astronomia em Gersônides  737

Idit Dobbs-Weinstein
Tensões nas e Entre as Teorias de Maimônides e Gersônides Sobre a Profecia  773

Zev Harvey
Elementos Cabalísticos no Livro Luz do Nome(ʼOr ha-Shem), de Rabi Hasdai Crescas  797 


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