É necessário que o seu navegador tenha o suporte a javascript habilitado para navegar neste site. Minha Terra Prometida
  • 00 item(s) - R$ 0,00
Seu carrinho de compras está vazio.

Minha Terra Prometida

MINHA TERRA PROMETIDA

Por trás dos eventos que tornaram Israel o país que é hoje


Declarado pelo New York Times "o livro menos tendencioso sobre Israel", Minha Terra Prometida conta, em primeiro plano, a história do Sionismo e da fundação do seu país. O autor Ari Shavit, colunista do jornal de esquerda israelense Haaretz e comentarista televisivo, após uma extensa pesquisa, coloca todos os fatos relacionados à criação do Estado de Israel numa perspectiva que explica muito bem a real condição do país e suas decisões políticas, tão controversas mas tão justificadas. O resultado é um sucesso da crítica norte-americana e européia, além de um grande bestseller nos Estados Unidos, traduzido agora para o Português.

"A narrativa é empolgante" escreveu a Folha de S. Paulo, "o autor constrói um painel ao mesmo tempo triunfal e trágico de Israel". Ele não se deixa enquadrar por nenhum estereótipo político e desenvolve suas próprias opiniões, apesar de originais e possivelmente incoerentes para os que pensam diferente. Dessa forma, o autor, mantendo o realismo, demonstra enorme amor por sua terra natal. Sua naturalidade em relação ao assunto traz confrontos com a opinião de seus semelhantes, buscando a honestidade e não a propaganda política que melhor lhe favorece.

Tudo começa no final do século XIX, quando nasceram os projetos de retorno à Terra Prometida, o ideal sionista, a salvação para os judeus exilados. A necessidade de uma pátria judaica era real, e a conexão dos judeus com sua terra natal repleta de emoção e esperança. Não haveria um país dos judeus que não fosse na Terra Prometida. Através de 16 eventos-chave, Ari Shavit tece a história e a política de Israel e explica suas razões e seus motivos de ser que o tornaram o incrível país que é hoje.

Shavit traz histórias particulares que ilustram o desenvolvimento dos kibutzim e da atividade econômica, ao mesmo tempo em que fala da situação dos árabes que viviam naquelas mesmas terras, sua relação com a região e interação com aquela nova sociedade que estava se consolidando. Ele traz o episódio da violenta expulsão dos árabes de Lida em detalhes e discute o aspecto e a importância política do evento. Afinal, que país não tem uma 'batalha de Lida' na história de sua formação?

Ele não evita nenhum tópico polêmico - aborda a expulsão dos árabes das regiões conquistadas por Israel nas guerras, os atritos entre os habitantes judeus e palestinos do território conhecido como Cisjordânia, as tentativas de entendimento com os líderes palestinos, a ameaça nuclear do Irã, entre outros.

Esse não é mais um livro sobre o conflito árabe-israelense. Não está sendo discutido o ideal de justiça e qual lado tem a razão. Estão sendo colocados sob análise aspectos essenciais sobre a questão que são comumente ignorados, deturpando toda a concepção do que é Israel e qual será o seu futuro. É verdade que Israel vive numa permanente controvérsia. Pelo mundo todo, discute-se a realidade moral de Israel como se fosse uma condição para sua existência. Mas não é. Sua existência é real e não busca validação. E Ari Shavit se voluntaria, com esta obra, a explicar para aqueles que desejam ouvir, por que Israel merece existir como qualquer outro país.



Minha Terra Prometida - O Triunfo e a Tragédia de Israel, de Ari Shavit.
Clique e confira!