É necessário que o seu navegador tenha o suporte a javascript habilitado para navegar neste site. Fortuna - 15 anos - Livraria Sêfer
  • 00 item(s) - R$ 0,00
Seu carrinho de compras está vazio.
  • Fortuna - 15 anos

Fortuna - 15 anos

Autor: Fortuna
Editora: MCD
SKU: 10450
Avaliação geral:

Fortuna 15 anos é como um carrossel, uma ciranda que enquanto gira, vai aos poucos revelando preciosidades até então despercebidas. Cada volta completa um ciclo, ligando início, meio e fim de forma coerente. Não por acaso, ''Cirandas'' é precisamente o título da faixa que encerra o CD. Extraída do sétimo e mais recente álbum, intitulado Novo Mundo (2005).

PRODUTO ESGOTADO
  • Este produto encontra-se esgotado no momento. Caso queira ser avisado quando este produto estiver novamente disponível para venda, preencha os campos abaixo.
  •  
  •  
  •  

Quem comprou esse produto também comprou:

Descrição

Foi em Israel, no início da década de 1990, que a cantora Fortuna conheceu uma peça do cancioneiro sefaradita uma das mais espetaculares contribuições dos judeus à formação cultural da Península Ibérica, o território que habitaram até a expulsão pelos reis católicos, no final do século XV. A descoberta da música de seus ancestrais deu um novo significado à arte de Fortuna, já então baseada no canto e na expressão corporal. Pesquisando esse universo musical de intensa beleza, doçura e sabedoria, Fortuna passou a buscar inspiração em outras fontes pouco conhecidas, trazendo para os dias de hoje um repertório ligado a tradições que permaneceram restritas a poucos iniciados ao longo dos séculos. Agora, um retrospecto de sua obra refaz o percurso trilhado ao longo de quase duas décadas, reunindo peças que se destacaram em cada trabalho lançado pela artista.

Fortuna 15 anos é como um carrossel, uma ciranda que enquanto gira, vai aos poucos revelando preciosidades até então despercebidas. Cada volta completa um ciclo, ligando início, meio e fim de forma coerente. Não por acaso, ''Cirandas'' é precisamente o título da faixa que encerra o CD. Extraída do sétimo e mais recente álbum, intitulado Novo Mundo (2005), a canção resume uma parte significativa do mosaico de influências a que música brasileira esteve sujeita ao longo dos séculos de colonização. Em dueto com o também artista múltiplo Antônio Nóbrega (que é cantor, compositor, violinista e dançarino), Fortuna combina ritmos e melodias que nasceram no Oriente Médio, consolidaram-se na Europa e chegaram ao Nordeste brasileiro primeiro com os portugueses, depois com os judeus que se estabeleceram em Pernambuco durante a dominação holandesa. ''Cirandas'' sintetiza o espírito celebratório do disco.

Antes de chegar à faixa final, contudo, o ouvinte é guiado por uma viagem que atravessa o tempo e espaço em outros 22 capítulos repletos de revelações. Mesmo tendo sido gravadas em álbuns com propostas distintas, as faixas se encaixam de forma precisa. Duas delas foram extraídas do CD de estréia, La Prima Vez (1993). Quatro saíram de Cantigas (1994), o segundo disco. De Mediterrâneo (1996), eleito o melhor disco de música em língua estrangeira pelo júri do 10º Prêmio Sharp de Música, foram escolhidas seis faixas, número igual às de Mazal (1999). Cælestia (2001), que conta com a participação do Coro de Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento, forneceu três faixas. De Encontros (2003), CD gravado com os Monges Beneditinos e com o Coro do Projeto Guri, formado por crianças e adolescentes atendidos por um programa de inclusão social, Fortuna escolheu uma só canção, ''Avinu Malkeinu'', da tradição judaica, já gravada também por Barbara Streisand. São partes distintas de um mesmo tecido que a voz de Fortuna costura com riqueza e propriedade.

A combinação de todos esses elementos em um só álbum é bem mais que uma compilação das músicas que Fortuna vem garimpando em sua jornada. Mostra a evolução da artista no caminho singular que escolheu e dá ao ouvinte a chave de uma espécie de arca do tesouro, repleto de jóias lapidadas com esmero.

1. Buena Semana [Cælestia]
2. Ha Mavdil [Cælestia]
3. Avinu Malkeinu [Encontros]
4. Dame Tu Fuerza [Mediterrâneo]
5. Yo M'enamori [Mazal]
6. Mas Vale Trokar [Mazal]
7. Uma Matika de Ruda [Mazal]
8. Bre Sarika [Mediterrâneo]
9. Hija Mia Te Kero dar [Cantigas]
10. Mi Suegra [Cantigas]
11. Barminan [Mediterrâneo]
12. Me Vaya Kappará [Mediterrâneo]
13. Mode Ani [Cantigas]
14. Durme Mi Alma Donzeya [La prima vez]
15. La Prima Vez [La prima vez]
16. Adon Olam [Cantigas]
17. Rahel [Mediterrâneo]
18. Ay Madre [Mediterrâneo]
19. Era Oskuro [Mazal]
20. Shalom Aleichem [Mazal]
21. Bendigamos Al Altissimo [Cælestia]
22. Avraham Avinu [Mazal]
23. Cirandas [Novo Mundo]

Avaliação dos Clientes

Seja o primeiro a avaliar este produto.
Newsletter