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  • Bircat Hamazon Sefaradi e Ashkenazi

Bircat Hamazon Sefaradi e Ashkenazi

com tradução e transliteração
Autor: Jairo Fridlin
Editora: Sêfer
SKU: 11147
Páginas: 44
Avaliação geral:

Edição em papel couché da Bênção de Graças Após as Refeições, em três versões: hebraico, tradução completa e transliteração, e de acordo com os ritos Ashkenazi e Sefaradi - no mesmo livro!!!

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Disponibilidade: Imediata

Descrição


 

Edição em papel couché da Bênção de Graças Após as Refeições, em três versões: hebraico, traduçãocompleta e transliteração, e de acordo com os ritos Ashkenazi e Sefaradi - no mesmo livro!!!

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Esta prece é composta de quatro bênçãos:

1) Bircat Hazan - elaborada por Moisés, quando a Maná caia do céu, agradecemos a Deus pelos alimentos que Ele dá a nós;

2) Bircat Haárets - elaborada por Josué, quando ele conduziu o povo para a Terra Prometida, agradecemos a Deus por ter-nos dado Érets Israel;

3) Bircat Ierushaláyim - elaborada por David e Salomão, quando construíram Jerusalém e o Templo, oramos pela reconstrução de Jerusalém;

4) Bircat Hatov Vehametiv - elaborada pelo tribunal de Raban Gamliel, o Ancião, por ocasião do enterro das vítimas do massacre romano em Betar, agradecemos a Deus por Sua infinita bondade para conosco.

 

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Para os judeus praticantes, toda refeição tem que terminar do mesmo modo que começou - com uma bênção. O judaísmo ensina que agradecer após as refeições é muito mais importante do que antes de comer. Quando você está com fome, é fácil agradecer a Deus pela comida que está prestes a comer. O verdadeiro teste para uma pessoa vem quando ele ou ela está saciado(a): "E comerás, te fartarás e louvarás ao Eterno, teu Deus, pela boa terra que te deu" (Deuteronômio 8:10). É mais importante que as pessoas sejam espiritualmente motivadas pela gratidão do que pela satisfação potencial de uma grande necessidade.

 

Todavia, antes de agradecerem pela refeição que tiveram, alguns judeus cumprem uma tradição fascinante: todas as facas são retiradas da mesa, pois as facas, assim como as espadas, são símbolos de guerra e de violência. Quando Deus passou instruções para a construção do altar no interior do Templo, insistiu para que as facas e as espadas não fossem utilizadas para cortar as pedras necessárias para aquela peça sagrada que serviria para promover a paz entre as pessoas.

 

A mesa onde comemos é como um altar para Deus, e a comida que consumimos pode ser considerada um sacrifício. Mais do que comer pelos mesmos motivos que os animais, alimentamos o receptáculo da alma. Por isso, muito mais do que um restaurante, a sala de jantar é como um Templo em miniatura, onde os judeus louvam a Deus não só com as bênçãos apropriadas mas, também, consumindo alimentos e bebidas que nutrem corpo e alma.

 

Os judeus agradecem após as refeições, pois uma prece não deve ser dita somente por aqueles que estão famintos e passando por necessidades, mas também por aqueles que são recipientes das bênçãos de Deus.

 

Extraído do livro O MAIS COMPLETO GUIA SOBRE JUDAÍSMO, de Benjamin Blech.

Avaliação dos Clientes

    • prático e claro
    • 28 de abril de 2023
  • Luiz Claudio
  • recomendo este produto
  • Fácil de usar, prático e bem didático. Gostei muito.