Prefácio
Todos os meus membros proclamarão: Deus, quem é como Tu?
Salmos 35:10
Eu invejo a pessoa sinceramente devota. Pode parecer que ela possui mãos, pés e um corpo, como todos os outros, mas na realidade ela é algo mais. Tal pessoa decerto tem grande valor.
Rabbi Nachman’s Wisdom 14
O Rebe Nachman de Breslav (1772-1810) foi um dos principais mestres chassídicos do fim do século 18 e início do século 19. Sua obra-prima é o Licutê Moharan, composto de dois volumes que contêm mais de quatrocentas lições. O livro, aclamado por importantes eruditos do mundo inteiro, de mestres chassídicos e líderes religiosos leigos a professores universitários, é uma coletânea magistral de discursos que abarcam todo o espectro da literatura da Torá. A maior parte do material apresentado em Anatomia da Alma foi extraída do Licutê Moharan e de conversas do Rebe Nachman, assim como do Licutê Halachot, os discursos de seu discípulo mais próximo, o Reb Natan (1780-1844).
A Bíblia, o Talmud e o Zôhar estão repletos de histórias de pessoas que transcenderam as circunstâncias materiais e até conseguiram dominar seu corpo físico. Ao fazê-lo, tornaram-se dignas de santificar sua corporeidade, transformando-se em “carruagens” ou “templos” da presença de Deus no mundo. Em nenhum outro lugar se encontra tamanha riqueza de material que explica como controlar e transcender o físico como nos ensinamentos do Rebe Nachman. A começar da primeira lição, praticamente todos os seus discursos incluem uma discussão de alguma parte da anatomia humana com a descrição do poder espiritual que lhe é inerente.
O Rebe Nachman deixa muito claro: Todo indivíduo – não importa quem seja – de acordo com o esforço que faz, pode começar imediatamente a produzir mudança em sua vida. Ele pode subir a escada espiritual e internalizar uma iluminação cada vez maior. Uma das visões singulares expressa nos ensinamentos do Rebe é o princípio de que as funções do corpo físico e suas contrapartidas na alma estão inextricavelmente inter-relacionadas; como veremos, as correlações entre o corpo e alma são de fato surpreendentes. Os ensinamentos do Rebe Nachman vão do mundano ao sublime, representando a anatomia humana como um reflexo do espiritual e mostrando como se podem adquirir qualidades verdadeiramente espirituais. Muitas das idéias do Rebe, quando explicadas, parecem tão simples que podemos indagar-nos por que nunca pensamos nelas antes.
É extremamente difícil apresentar a interface entre conceitos físicos e espirituais para o leitor que só tem um conhecimento limitado dos ensinamentos cabalísticos. Assim, somos muito gratos à Editora Moznaim, do Brooklyn, Nova York, por nos ter dado permissão para citar trechos do livro Innerspace, do Rabino Aryeh Kaplan. A capacidade do Rabino Kaplan de expor os conceitos mais esotéricos em termos simples tornou a nossa explanação muito melhor.
Estendo meu agradecimento mais profundo a Avraham Sutton, que examinou, diagnosticou, operou e tratou com sucesso a anatomia imperfeita do manuscrito. Sua habilidade ímpar de chegar ao coração da “matéria” gerou a “forma” deste livro.
Devo minha gratidão mais que sincera a C. Safran, S. C. Mizrahi, S. Brand e C. Raphael pela revisão e edição desta obra. Por mais incompreensível que fosse o “corpo” de meu texto, eles mostraram uma capacidade notável de atingir a “alma” da questão. Que Deus conceda Suas bênçãos de boa saúde e prosperidade a eles, suas anatomias e seus familiares. Sou muito grato aos Drs. Riphael Rosen e Robert Friedman pela orientação e sugestões inestimáveis. Agradeço também ao Dr. Noach Bittleman os esclarecimentos sobre a medicina oriental. Manifesto ainda minha gratidão aos colegas do Breslov Research Institute pela paciência e ajuda no “processo de purificação” do livro, que o tornou palatável para o leitor.
Acrescento uma nota especial de franco reconhecimento para Seymour Stein, que me apóia há tantos anos. Nossa relação persiste há várias décadas, desde quando Seymour era aluno de meu falecido sogro, o Rabino Zvi Aryeh Rosenfeld, enquanto seus pais me ofereciam sua bondade e amizade. Sua intensa dedicação e contribuições generosas para o Breslov Research Institute ajudaram a levar a termo a produção desta obra e de muitas outras. Somos afortunados por tê-lo como amigo verdadeiro, com seu encorajamento sincero e conselho honesto. Que Deus estenda Sua benevolência a ele e sua família pelo mérito do Rebe Nachman, por quem Seymour tanto se sacrificou, concedendo-lhes boa saúde e prosperidade, e que seus queridos pais obtenham nachat genuína de Seymour, de sua irmã Ann e de toda sua descendência, amém.
Por fim, mas não com menor apreço, agradeço a minha esposa que, apesar de ter sido “tirada de minha costela”, manteve-se fiel a meu lado. Quando iniciei este livro, ela adoeceu e necessitou de vários meses de convalescença. Sou grato a Deus por ter-lhe restituído a saúde, com Sua Infinita bondade. Este livro é, portanto, uma expressão de minha gratidão, visto que tento retribuir o grande favor que Deus nos prestou com esta exposição dos ensinamentos do Rebe Nachman sobre anatomia. Que a sabedoria do Rebe nos sirva de guia em nosso anseio e busca da Divindade, até que mereçamos experimentá-la.
Quando falava do valor da pessoa sincera, o Rebe Nachman concluiu (Rabbi Nachman’s Wisdom 14): “Ainda que o desejo de espiritualidade seja muito grande, ele sozinho não é suficiente. A pessoa deve aspirar continuamente à efetivação deste bom desejo. Então, mesmo que não seja capaz de finalizar a tarefa, ela terá realizado algo valioso com seu bom desejo”. O Rebe Nachman também ensinou que a alma está sempre encontrando prazeres espirituais novos e maravilhosos. O indivíduo deve ter compaixão de seu corpo e compartilhar com ele as conquistas da alma (Licutê Moharan I, 22:5).
Que Deus nos conceda clareza para desejarmos com veemência e anseio a realização espiritual, iluminando nosso corpo com os sucessos de nossa alma. Que em virtude disto a paz se estabeleça no mundo e mereçamos ver a vinda do Mashíach, a reunião dos exilados e a reconstrução do Templo Sagrado, rapidamente em nossos dias, Amém.
Chaim Kramer
Jerusalém, Tevet de 5758