PREFÁCIO
Nos dias de hoje, e não diferente de outras épocas, é muito raro encontrar jovens sábios como um rastilho de luz, iluminando novos questionamentos e afirmações sobre a sagrada Torá. Assim, não tendo medo de enfrentar esse desafio de caminhos complexos e reflexões sobre o tema "Gênesis" surge uma mente brilhante: Aldrey Ribeiro
Nos primeiros momentos, podemos sentir uma escalada de conhecimento, inicialmente posicionando o feixe central das escrituras sagradas, sustentado em citações originais, para, logo mais, de forma desafiadora, fazer analogia com grandes pensadores eruditos. Não tenham dúvida que a escalada desse escrito chega em vários momentos de forma original, cria seu próprio caminho junto com os ventos do passado alegando: só sabe verdadeiramente o valor da liberdade quem já foi escravo.
O presente livro expressa um sentimento genuinamente judaico, no qual é necessário entender nossa ancestralidade para saber determinar o futuro. Nessa linda e instigante jornada surgem personagens como o genial Napoleão Bonaparte, que do alto de suas conquistas bradava: Quando rezares, fazes como se tudo dependesse do Divino, mas quando lutares, lutes como se tudo dependesse de você. Tal analogia traduz, especialmente nos dias de hoje, frente aos ataques contra a nossa Terra Santa, que todo homem de bem deve ser essencialmente pragmático quando efetivamente estiver na luta diária. O presente livro é na verdade um refrigério para aqueles que estudam de forma profunda a Torá, principalmente quando existe a necessidade de novas percepções e sentimentos do livro sagrado, especialmente no capítulo de Gênesis.
Sinto emocionado que um jovem possa apresentar grandes conhecimentos numa linguagem amorosa de conhecimento e despretensiosa de análises duras. Os Sábios da Torá já diziam que a mesma deve ser escrita, contestada, sempre com os olhos em Hashem, pois somente assim haverá evolução. Esta é a obra mais recente desse jovem que hoje desponta neste grande livro, em solo brasileiro. Não tenho dúvidas que isso é fenomenal, pois é muito raro escritores tão tenros em idade serem tão profundos em conhecimento.
Os sábios de Israel estão contentes. Espero que todos que possam ler essa obra se sintam tocados pelas belas palavras que Aldrey colocou no mundo.
Marco Alfredo Mejia
Advogado criminalista e escritor